VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES

quinta-feira, 30 de julho de 2009

"Vamos à Praia" - Autocarros Especiais no Verão

A empresa de transportes colectivos ARRIVA disponibiliza a quem desejar um dia de Praia transportes diários para a Póvoa de Varzim que passam também por Arões São Romão na EN-206.
Com partidas de Fafe em cinco horários diferentes e apesar de existir a possibilidade te transbordo em Guimarães esta iniciativa permite às pessoas que por algum motivo não tenham transporte próprio usufruírem de um dia diferente perto do mar.
Os bilhetes podem ter um prazo de validade de oito dias e o preço de "ida e volta" é 9,05€, com entrada em Fafe e destino à Póvoa de Varzim, existindo a possibilidade de transbordo na Central de Camionagem de Guimarães, numa viajem que dura cerca de uma hora e quinze minutos. Tenha ATENÇÃO que se tirar um bilhete de "ida e volta" beneficiará de um desconto que não existe caso o bilhete de ida e de volta seja tirado separadamente.
As imagens publicadas em baixo são as de um panfleto da ARRIVA com os horários completos dos transportes que se realizam até dia 20 de Setembro...

Partidas de Fafe com destino à Povoa de Varzim
Horário (de 1 Agosto a 6 de Setembro):
-6:50
-7:50
-8:50
-9:50
-12.50

Saídas da Póvoa de Varzim com destino a Fafe
Horário (de 1 Agosto a 6 de Setembro):
-11:30 (necessário transbordo em Guimarães para Fafe)
-17:15
-17:45 (necessário transbordo em Guimarães para Fafe)
-18:15
-19:15

terça-feira, 28 de julho de 2009

Avôs Aronenses e netos convidados para Pic-Nic

Para os avôs e netos!
Hoje, terça-feira dia 28 de Julho, vai realizar-se um Pic-Nic no Monte de Santo Ovídio para os Avós e respectivos netos caso entendam por bem levar. Desde as 11h e prolongar-se durante a tarde toda numa promoção da Câmara Municipal de Fafe. Devem levar farnel. Para quem estiver interessado haverá transportes que saem do tanque da Feira às 10:30h.

Aviso da Paroquia de Arões São Romão

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sessão de esclarecimento sobre GRIPE A

AVISO


Hoje, Segunda-Feira, vai realizar-se no Lar de Arões às 21:30h uma sessão de esclarecimento sobre a gripe A e outras gripes. Pede-se aos familiares dos utentes e às pessoas que costumam visitar o Lar o favor de participar, para no caso de a gripe atingir as pessoas, saberem como se devem comportar nas visitas…


Paroquia de Arões São Romão

sábado, 25 de julho de 2009

Festival Nacional e Internacional de Folclore em Fafe, 25 de Julho

HOJE
Folclore - XXV Festival Nacional e Internacional de Folclore Fafe 2009
Na Arcada em Fafe, às 21h30

"Pessoal, é este sábado 25 de Julho, 2009... O grande, maravilhoso, brilhante, fantástico, mega, hiper mega fixe... Festival Nacional e Internacional de Folclore em Fafe, organizado pelo GRUPO FOLCLORICO DA CASA DO POVO DE ARÕES, na Arcada em Fafe… Amigos/amigas de todas as idades apareçam porque nunca se iram arrepender, com a presença de 7 grupos que vêem representar a sua terra!


“Somos do baixo Minho,
Somos do grupo de Arões,
De uma terra pequenina
Mas com boas tradições”


Não se esqueçam sábado, 25 de Julho pelas 21:30 na arcada em Fafe… pf e sff. Passem a mensagem!
Obrigada


Mensagem enviada por Vera Lúcia

Participação:

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões;
Grupo Folclórico Os Pescadores de Tancos;
Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães (V. N. Famalicão);
Group Kerlenn Pondi (França);
Grupo Folclórico Santa Maria de Pombeiro (Felgueiras),
As Lavradeiras de Arcozelo Santa Maria Adelaide;
Grupo Folclórico Associação Cultural de Chassé (Viana do Castelo).

Promoção: Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões
Apoio:
Câmara Municipal de Fafe;
Junta de Freguesia de Arões S. Romão;
Junta de Freguesia de Fafe;
Federação do Folclore Português;
Delegação de Braga do INATEL

QUIOSQUE DA TORRE JÁ É SUCATA


Durante a tarde do dia 24 de Julho foi removido o conhecido “Quiosque da Torre” que já há vários anos habitava aquele lugar…
Depois do seu curto período áureo em que funcionou e serviu a comunidade com os produtos nele vendidos, este nos últimos tempos encontrava-se ao abandono e já há algum tempo o seu destino se encontrava traçado, como já tinha declarado o actual executivo.
Diz-se assim adeus a um equipamento que deixa saudade do tempo em que este funcionou… Com a remoção deste equipamento, o lugar onde este se encontrava fica mais amplo dando uma nova imagem àquele sítio que agora está mais arejado e com outro aspecto para quem se designe a usufruir das mesas e bancos que este local possui.

(Fotos com a colaboração de Micael Mendes)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

CRÍTICA de Ricardo Ferreira

ATENÇÃO!

NÃO SERÁ TOLERADO QUALQUER OFENSA VERBAL NESTE BLOG!!!

De Ricardo Ferreira, enviado para o e-mail (aroes.sao.romao@gmail.com)

"Caro Luís Peixoto, boa tarde,
Na impossibilidade de colocar o meu "post" no seu blog (não sei porque motivo, ?) e como tenho direito a responder ao Sr. João Ricardo, junto a envio para a sua colocação se for possível, desde já agradeço.
E já agora parabéns pelo Blog!

Resposta ao Sr. João Ricardo Lopes

Uau!!! É mesmo ? Que se passa consigo Sr. João Ricardo Lopes, preocupado com algo? Com o seu futuro? Tanto fulgor na defesa da sua “Dama”. E agora também é “moço dos recados”, pois a “treta” é sempre a mesma, obra do Sr. José carvalho Freitas !...

Acho ridículo essa do abaixo-assinado, mentir é muito feio. Foi essa educação que os seus pais lhe deram?

Enganem mais uma vez as pessoas, o dito “Povo”, como lhe chamam, o Zé-povinho!

Criatividade não-lhes falta para inventarem calunias e mentiras, com o objectivo de desviar votos. Chega de politiquices à Zeca da Junta. Fica-lhes mal a vocês jovens seguir-lhes as pisadas!

Concordo que neste último mandato, foi feito a nível cultural um bom trabalho, biblioteca (que se deve a si julgo eu ?), mais recentemente o grupo de teatro. Mas isso foi nos últimos 2 anos, como já referi, e os outros 18?

Diz-me que foram adquiridos terrenos, muito bem!

Mas essa, deixe-me reavivar-lhe a memória, foi já utilizada nas eleições de há 4 anos. “Futuras instalações do Grupo Folclórico da casa do Povo de Arões”, recorda-se? Promessas! Basta, volto a repetir-me, vêem agora, véspera de eleições dizer ao “Povo”, que compraram terrenos para construir um pavilhão … o dito Povo, já não vai na onda!

Quanto aos passeios, sei perfeitamente que a responsabilidade é da EP, mas a freguesia é nossa, e da junta que nos representa. E porquê agora contratar agora um homem para limpeza, em 20 anos, só agora (véspera de eleições e porque alguém chamou a atenção!).

Quanto a quem vá emborcar, como diz, para os cafés, como professor que é ou foi? Deveria saber entender o nível social de cada um, e sinceramente espero nunca vê-lo de mal com a vida e refugiar-se em “vícios” para lhe aliviar os tormentos …


Para finalizar, termino com esta frase:
Só os burros é que não mudam … "

segunda-feira, 20 de julho de 2009

COMENTÁRIOS EM RELAÇÃO A ARÕES

III
"
resposta ao comentário I


João Ricardo Lopes disse...
Ora aí está uma opinião deseperada! O Agostinho é que é! O tal que quer o melhor para Arões e andou a tentar convencer pessoas para assinarem um abaixo-assinado a pedir que a Portela pertencesse a Guimarães! O tal que afirmou sem gaguejar que da Senhora dos Bons Caminhos para baixo devia morrer tudo que não fazia falta!Parabéns, Ricardo! Conseguiste a proeza da contradição mais estúpida que já ouvi sobre Arões! Então 20 anos de Junta Zeca não deu nada e anda agora tudo numa roda viva porque Arões passou a Vila? Em que ficamos? Então em Arões não se fez nadas? E o Centro de Saúde? E a Bibioteca de Arões? E a nova Sede da Junta e respectivas valências? E o número de associações que a Junta apoia (Arões Sport Clube, ARPAR, Associação de Oleiros, Grupo de Teatro de Arões, etc)? E o apoio à Juventude (PEPAL, OTL, IPJ, Ser Solidário)???Tudo isto para não falar na quantidade de estradas feitas e melhoradas (Estrofães, Reguengos, Devesa, Paul, Portela em direcção a Atães)...Tudo isto para não falar dos terrenos já adquiridos para a construção de novas infra-estruturas, porque antes de se construir há que ter terrenos. Ou será que na cabeça prodigiosa de algumas pessoas as coisas caem do céu?E já agora, para que conste, de quem é a responbsabilidade pela manutenção dos passeios públicos na Freguesia? Pois é, da EP (Estradas de Portugal), que dispõe de 4 homens para limpar toda a extensão entre S. João de Ponte e Salamonde...Há quem saiba estas coisas e faça alguma coisa. A Junta contratou um homem para fazer essas limpezas há três semanas!!! E há quem vá para o café: emborcar cerveja e ouvir o Sr. Agostinho Pereira, o sábio! A propósito: esse senhor não foi já eleito numa lista do PS??? Uau, como as pessoas mudam!

"
II

resposta ao comentário I
" Sr. Ricardo (PSD), aconselho-o a visitar a Multi opticas em Fafe, tem descontos fantásticos para miopes...Faça-me o favor de falar de Arões só quando tiver a certeza (comprovada) daquilo que diz. è alguma dorzita de cotovelo, não é?Paciência...Já agora, em Arões o POVO é SOBERANO!E saberá escolher entre 2 candidatos. O Partido Socialista apresentou a sua lista completa, cuja figura principal é uma professora, o PSD apresentou um único elemento... que nem sequer sabe ler... Tenha dó, caro senhor Ricardo (PSD). "


Filipa Costa Arões S. Romão


I
Num comentário feito no Blog do PSD de Fafe ao voto de congratulação pela elevação de Arões à categora de Vila, podemos encontrar os seguinte texto:


Ricardo disse...
"Caros amigos Aronenses, é lamentável Arões São Romão, uma freguesia que é a maior a seguir a sede de concelho, que tem a nível industrial o que tem e de infra-estruturas tem 0! (zero!)...Tem uma imagem péssima, quem por cá passa, nem se apercebe que a freguesia é Arões S.Romão (não há placas indicativas_limites). Beleza, jardins zonas verdes, parques de lazer ... 0 !(zero !).Entre muitas mais falhas que o actual Presidente deve assumir, pois não custa nada pavimentar umas ruas aqui e ali (em 20 anos).Obra? Não se vê nada, o centro da juventude, não foi ele. O lar, não foi ele. O posto medico, a casa do povo, actual sede de junta idem.Diga-me lá Sr. José Carvalho Freitas, o que o Senhor fez de palpável nestes anos todos. Mas diga em voz alta, e sem rodeios, coisa em que o Sr. é espere na matéria.São horas de mudança, sim, mas para isso, há que mudar de Presidente, mas também o grupo que acompanha este partido, o PS, há já 20 anos, que são os culpados do atraso de que a nossa freguesia é vítima. Basta estar atento para o confirmar. A nossa conterrânea, candidata pelo PS é uma professora jovem, catequista e religiosa, que nos merece respeito, agora a sua escolha feita pelo PS, deixou-a muito mal na fotografia. Um grande erro, que todos nos cometemos na vida, pois errar é humano.Mas terminando, fica aqui um apelo aos Aronenses, para que não se deixem “levar” pelo “Polvo” que esta instalado em Arões há já 20 anos. E definitivamente cortem com o passado e dêem oportunidade ao PSD, e seus representantes, particularmente ao seu candidato Augusto Perreira, para colocarem Arões na linha da frente, com infra-estruturas dignas para esta freguesia, para que os seus habitantes tenham onde ocupar os seus tempos livres, e não necessitarem de se deslocarem para freguesias ou cidades vizinhas, para praticarem diversos desportos e conviverem com amigos, que no presente actual é de todo impossível (em Arões São Romão).E mais uma vez não se deixem iludir com as promessas agora feitas de que será construído um pavilhão nas escolas, que haverá uma rotunda aqui e mais isto e aquilo … Porque não o fizeram nestes 20 anos?Pensem muito bem no dia do voto, pensem em vocês e em Arões, a vossa freguesia!Um abraço amigo! "
Ricardo
Sexta-feira, Julho 17, 2009
FONTE: http://www.psdfafe.blogspot.com/

Qual a sua opinião a este(s) comentário(s)?

VOTO DE CONGRATULAÇÃO PELA ELEVAÇÃO DE ARÕES À CATEGORIA DE VILA - PSD


"O Grupo Parlamentar do PSD apresenta nesta Assembleia Municipal de Fafe um Voto de Congratulação pela elevação da freguesia de Arões à categoria de Vila, assinalando desta forma a justiça finalmente exercida com a aprovação deste acto pelo Parlamento em 12 de Junho de 2009. Sendo um importante entreposto entre a Cidade de Fafe e Guimarães, a Vila de Arões e todos os seus habitantes vêem assim reconhecido e aprovado o projecto apresentado em Dezembro de 1995, pelos deputados Eugénio Marinho e Luís Marques Mendes que nele tanto se empenharam.Dada a importância e significado de que se reveste a elevação de Arões à categoria de Vila, queremos aqui publicamente manifestar a nossa satisfação por este facto, mas também o nosso apreço e amizade aos Aronenses e a todos quantos abraçaram esta ideia, sem esquecer os empresários e comerciantes, as entidades públicas e privadas, e sobretudo os cidadãos mais entusiastas que muito fizeram para que a Vila de Arões se tornasse uma realidade.Finalmente, é digno registar e louvar a dedicação e o esforço da sociedade civil que se uniu na defesa deste projecto, honrando e engrandecendo Fafe e os predicados fafenses, solicitando a esta Assembleia a aprovação e divulgação deste Voto de Congratulação, dele dando conhecimento, em particular, aos Órgãos da Freguesia e aos promotores do projecto.Assembleia Municipal de Fafe, 26 de Junho de 2009P’lo Grupo parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Fafe "
http://www.psdfafe.blogspot.com/

“Queremos uma Junta para o Povo!” - afirma o PS

  • Maiores forças políticas de Arões São Romão já estão oficialmente apresentadas.
  • "Não foi preciso um carro a anunciar pela freguesia para conseguir juntar tanta gente..." diz José Carvalho Freitas
  • "Cláudia, valente, serás a Presidente!", slogan de campanha
  • 11 de Outubro começa a aquecer!

Depois de no passado dia 17 de Julho, Cláudia Castro, cabeça de lista do PS ter tido oficialmente formalizado a sua candidatura.
No mesmo local em que o PSD fez também a sua apresentação da Lista à Junta. Desta feita foi a vez da candidata Socialista perante quase duas centenas de pessoas ter apresentado a sua equipa.
Ambas as estruturas políticas estão agora prontas e estruturadas para o desafio dos próximos tempos que no dia 11 de Outubro terá o seu clímax. Com vontade e determinação de fazer mais e melhor pela freguesia por parte das duas estruturas políticas.
Não foram necessários os tradicionais comes e bebes nem um carro a percorrer a freguesia a anunciar o evento, para conseguir juntar tanta gente naquele local para aquela iniciativa, José Carvalho Freitas.
Um dos pontos altos de exaltação da noite foi quando João Ricardo Lopes, secretário do actual executivo, reservou uma surpresa à candidata Cláudia Castro, pondo os presentes a gritar, “Cláudia, valente, tu serás a Presidente!”, slogan que facilmente os presentes interiorizaram.
O seu sentimento de honra e felicidade em ser de Arões, a sua alteração no tom do voz
Nos discursos de praxe do Presidente da Câmara e do vereador Antero Barbosa, por este último foi louvado o trabalho desenvolvido pelo actual executivo, deixando palavras de apreço para a candidata do PS que irá contar com um núcleo forte experiente da equipa anterior que liderou o PS nestes últimos 4 anos salientando o trabalho feito para o bem-estar dos aronenses referindo que existem todas as condições para se tornar uma grande presidente da Junta da agora Vila de Arões, num discurso consciente de Antero Barbosa este terminou dizendo que “As vitórias passadas não decidem as vitórias futuras”. Foi ainda dado o total apoio pela estrutura do PS concelhio à candidata de Arões que conta na sua equipa com pessoas cheias de vontade e disponibilidade para fazerem mais e melhor neste futuro próximo.
No discurso do Presidente de Câmara, foi constantemente relembrada a vitória que desde 1989 não foge ao PS em Arões relembrando os presentes daqueles momentos de enorme alegria e a importância da vitória de José Carvalho Freitas para o PS naquela altura. Nos últimos 5 mandatos aquele que foi celebrado com mais exuberância foi o de 89. A importância de Arões São Romão é de tal ordem que José Ribeiro disse não trocar a vitória de duas ou três freguesias do concelho pela vitória do PS em Arões. O Presidente da Câmara reafirmou que apesar das várias noticias que vêem a público do aparente mau relacionamento entre este e o Presidente da Junta tal não passam de falácias sem fundamente afirmando naquela noite o bom relacionamento entre estes apesar de tudo. Ainda referente às noticias de que o Presidente da Câmara se oponha à elevação de Arões a Vila, este defendeu-se afirmando que em 1997 lutou pela defesa do Posto Médico de Arões (estrutura fundamental na elevação de Arões a Vila). Foi anunciado o reconhecimento por distinções da Câmara ao trabalho desenvolvido pelos Presidentes de Juntas do concelho que tenham desempenhado funções nestes últimos quatro anos. José Ribeiro não terminou ainda sem dizer que “Arões teve nestes últimos 5 mandatos um dos melhores presidentes de junta do concelho”. Nas suas palavras Arões vai confiar no PS e na Cláudia, os aronenses vão continuar a confiar na sua estrutura política nesta nova era e fase do PS em Arões para o novo desafio que se aproxima, “A freguesia é grande, por isso o desafio também é grande”. Será preciso saber ouvir e pedir o voto ao povo pois este acredita numa vitória “gorda” em Arões São Romão.
Todos os elementos que dão a cara pelo PS em Arões subiram ao púlpito para assinarem a folha que os vinculará ao PS nestes próximos 4 anos.
Subiu ainda ao púlpito Vítor Castro, o candidato a Presidente de Assembleia da Junta de Arões São Romão pelo PS e ainda Presidente de Assembleia, afirmando “Confiar no Povo!”.
Nesta noite viu-se ainda José Carvalho Freitas no papel de moderador dos discursos desta apresentação da lista do PS para Arões São Romão, um papel ao qual disse, não estar habituado mas que agora poderá passar a ser o seu futuro, ironizou.
(fotos cortesia Catarina Lopes)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sugestão - As passadeiras em Arões


Todos aqueles que por vários motivos atravessam a pé ou de outra forma a EN-206 a estrada que passa em Arões São Romão, já se depararam com certeza com o problema das passadeiras…
Apesar das passadeiras não resolverem nenhum problema, quem atravessar uma sentir-se-á sempre mais seguro no momento em que passa para o outro lado do que arriscar em atravessar num local inapropriado para o efeito.
Ao longo da EN-206 em Arões apenas verificamos a existência de duas passadeiras numa extensão de alguns quilómetros. Uma situada na Avenida da Portela (junto ao Café da Portela) e outra em frente á Igreja Românica.
No que concerne á passadeira em frente á Igreja Românica de Arões, que permite que as poucas crianças que ainda vão a pé para a escola atravessem em tempo escolar e as pessoas que se dirigem á Igreja , provavelmente não estará colocada no melhor local. Contudo é evidente que os carros que circulam no sentido Fafe - Guimarães e vice-versa, são um perigo constante para estas pessoas que não conseguem visualizar os carros. Apesar de nunca se ter verificado nenhum incidente grave no local, quem atravessa no local não deverá se sentir muito seguro em cima da passadeira.
Apesar de bem sinalizadas estas passadeiras não estão no melhor estado de conservação e por esse motivo pede-se a intervenção no seu melhoramento...
Devido ao número de pessoas que atravessam esta via, para se deslocarem de casa para o trabalho ou por outros motivos à quem reivindique mais passadeira nos locais mais movimentados e onde é evidente a necessidade desta estrutura.