VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Mapa do Pessoal e Orçamento foram os assuntos mais debatidos




Algumas anotações:
Nesta última Assembleia do ano de 2009 debateram-se essencialmente assuntos relacionados com o mapa de pessoal, orçamentos e taxas que vigorarão até ao ano de 2013.

Antes da ordem do dia, Agostinho Pereira sugeriu que fosse aberto o terreno junto ao edifício da Junta em dias como aquele onde se torna escasso o número de sítios para estacionar-se próximo do edifício da Junta.

O regimento da Assembleia de Freguesia foi aprovado por ambas as partes. Contudo a militante do PSD, Maria Teresa Novais, salientou perante a mesa de Assembleia a atenção da mesma para as datas em que se realizam as Assembleias Ordinárias afirmando que se possível estas deveriam ser marcadas à sexta ou ao sábado.

No momento da apreciação do mapa de pessoal o PSD colocou questões sobre quem são as pessoas que estavam a tempo inteiro na Junta e a hipótese de acabar com os funcionários que estão em situação precária como o caso do vencimento em recibos verdes. A resposta sobre aqueles que fazem parte dos quadros foi de três pessoas, duas nos serviços administrativos e uma nos serviços gerais. No que diz respeito aos recibos verdes também o actual executivo na palavra de Joel Fernandes, tesoureiro, concordou em afirmar que se trata de um problema. Mas no momento nada poderia fazer pois o protocolo assumido, que foi colocado pela Câmara, definiu a actual situação laboral a solução poderia passar pela sessão dos contratos para uma futura colocação a tempo inteiro mas isso acarretaria uma desvinculação com a câmara e despesas extras para a junta que não estão nos planos.

A Junta irá a breve prazo abrir um concurso para colocar nos quadros outra pessoa. Esta desempenhará o papel de cantoneiro, actividade importante na Vila, que o Sr. Fernando tem prestado com exímio profissionalismo desde o tempo em que está ao serviço.

Equacionou-se dentro deste ponto os critérios de selecção dos funcionários por parte da Junta, pergunta à qual João Ricardo Lopes, afirmou serem justos dizendo que a Junta não seria hipócrita ao conhecer os métodos positivos e provas dadas de uma pessoa e não contrata-la.

Embora não sejam propriamente trabalhadores da junta falou-se ainda dos estágios do PEPAL pois estes empregam duas pessoas que deste modo permitem ter uma dinamizadora da biblioteca e encenadora de teatro e uma professora para assegurar o prolongamento escolar.

Neste ponto 2.2 os democratas abstiveram-se.

Não existem grandes novidades nas opções do plano pois mantêm-se o rigor e os protocolos assumidos com instituições de Arões. Já no orçamento para 2010 comparativamente ao de 2009 haverá cortes que apenas uma gestão rigorosa permitirão o investimento em futuras obras. O PSD na pessoa de Domingos Leite não se mostrou favorável perante a redução de apenas 4 % do orçamento para vencimentos e enquanto no geral existe uma redução de 25%. O comunicado enviado às Juntas de Freguesia do concelho, no qual se fica isente de obter uma licença para certas obras, leva a uma redução das receitas na ordem dos 10,000€ para a Junta.

Um facto insólito observado pelo PSD no que concerne às taxas que irão vigorar é as fotocópias a 1€ que passam assim para um valor 10 vezes superior àquele praticado anteriormente. Como a Junta não pretende fazer concorrência com nenhuma empresa este valor foi assim determinado para ninguém abusar deste serviço. Saliente-se a necessidade da obtenção de receita e ainda a comparação das taxas que são variáveis entre as freguesias.

No final a plateia teve direito à palavra, intervindo José Freitas e Sr. Batista. O ex-presidente de Junta tomou a palavra para se referir às licenças não tendo problema em assumir que “abusou das licenças”. Houve tempo ainda para afirmar que foi ele o responsável pela colocação da caixa multibanco em Arões mas até que ponto esta pode ser vantajosa devido às sucessivas tentativas de assalto que esta tem sofrido e o prejuízo que isso está a causar à Junta.

O Sr. Batista expôs a situação em que se encontra o lixo colocado na confrontação entre a Rua do areal e a travessa dos Oleiros (junto das caixas de correio) onde nos dias de recolha do lixo os cães vandalizam os sacos espalhando o lixo por todo o lado. Outra situação com a qual não se mostrou contente foi a falta de um espalho que dei segurança aqueles que pretendem entrar na via. Sentia-se revoltado pois antes das autárquicas foi retirado de lá o “ferro” que servia de suporte para o espelho que outrora lá existiu e agora sente-se esquecido pois na sua boa fé esperava que fossem colocar um novo equipamento e até ao momento nada.

2 comentários:

  1. Faleceu hoje, 7 de Janeiro um grande HOMEM de ARÕES, Amigo do seu amigo. Paz a sua Alma
    O se nome ALBANO COSTA

    ResponderEliminar
  2. DIA 14 CELEBRAÇÃO MISSA SÉTIMO DIA EM S.ROMÃO E SANTA CRISTINA AS 19 HORAS POR ALMA DE ALBANO COSTA.

    ResponderEliminar