VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

As palavras de Saramago em relação a Arões

Na sua colecção de crónicas ao longo da viagem por todas as regiões de Portugal Continental, José Saramago, prémio Nobel da Literatura em 1998, lançou o livro “Viagem a Portugal”, onde à medida que vamos descobrindo as localidades portuguesas e o seu encanto, o autor vai-nos transmitindo opiniões e leituras acerca daquilo que encontra (monumento a, paisagens, etc. …)
Arões foi uma das localidades sobre a qual o escritor escreveu. Isso está perpetuado à entrada da Junta de Freguesia de Arões São Romão onde podemos encontrar uma placa elucidativo com o texto que este escreveu. Se ainda não leu essas palavras lapidadas ficam aqui para que possa ler o modo como o escritor descreve a sua passagem por Arões. Será com enorme orgulho que os aronenses lerão estas palavras de um tão prestigiado escritor.

Aqui ficam as suas palavras:

“Poucos quilómetros adiante de Guimarães é Arões. Lastima tem o viajante de que uma linha de palavras não seja uma corrente de imagens, de luzes, de sons, de que entre elas não circule o vento, que sobre ela não chora, e de que, por exemplo, seja impossível esperar que nasça uma flor do “O” da palavra flor. Vem isto tão a propósito de Arões, como qualquer lugar, mas como a paisagem é esta beleza, como a Igreja matriz é este românico, tem o viajante este desabafo!”

JOSÉ SARAMAGO,
Viagem a Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário