VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES

sábado, 18 de abril de 2009

Notícia Correio de Fafe

ELSA LIMA, Correio de Fafe, 17 de Abril de 2009 – n.º1100

Cinco anos depois de ter sido apresentado no Parlamento

Projecto de elevação de Arões São Romão a vila volta a ser apreciado.

Assembleia Municipal de Fafe vai discutir projecto de lei apresentado por Luis Marques Mendes e Eugénio Marinho e dar o parecer em falta. Câmara já renovou parecer favorável.

Volvidos cinco anos de ter sido apresentado no Parlamento em Outubro de 2004, pelos deputados fafenses, Luís Marque Mendes e Eugénio o Marinho, o Projecto de Lei que tem em vista a elevação da Freguesia de Arões São Romão à categoria de vila vai, finalmente, ser apreciado na Assembleia de Fafe agendada para o próximo dia 23 de Abril, que dará o parecer sobre o mesmo. Lembre-se que foi precisamente a falto parecer da Assembleia Municipal de Fafe que impediu que o assunto subisse a plenário no Parlamento, em Dezembro desse ano, deixando esta pretensão em águas de bacalhau. Nessa altura a dissolução do Parlamento fez com que a votação deste e de outros projectos fosse antecipada, e por sinal, para uma data anterior ao dia em que o assunto seria levado a Assembleia Municipal para votação, surgindo assim o problema. Já existiam os pareceres da Assembleia de Freguesia, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, faltou o parecer da Assembleia Municipal, o que inviabilizou que o projecto subisse a plenário. Um assunto que deu polémica, na altura, uma vez que se colocou a hipótese de ser feito um parecer pela mesa da Assembleia Municipal, que seria ratificado na Assembleia Municipal de Fafe, mas quando contactado para o efeito, o presidente da Assembleia Municipal, Laurentino Dias, recusou-se a fazê-lo, entendendo que não era o procedimento correcto. Uma recusa que não caiu bem para o lado do PSD que imputou responsabilidades a Laurentino Dias pelo facto de Arões S. Romão não ter sido elevada à categoria de Vila. Em declarações ao Correio de Fafe, nessa altura, Laurentino Dias disse que se limitou a respeitar a lei “que manda submeter à votação da Assembleia Municipal. E tanto eu, como o doutor Eugénio Marinho, enquanto juristas, temos de ser os primeiros a respeitar a lei”, declarou na altura.
Em 23 de Dezembro de 2005, já após Eugénio Marinho ter deixado o parlamento, o PSD voltou a apresentar o mesmo Projecto de Lei, que aparece agora no último ponto da ordem de trabalhos da próxima Assembleia Municipal de Fafe, para ser discutida.

Câmara renova parecer favorável

O projecto de lei foi já levado ontem dia 16 de Abril, à reunião do Executivo Municipal que renovou o parecer favorável dado em 2004. “Já tínhamos dado anteriormente esse parecer e não há razões para modificar”, disse o presidente da Câmara.
Ainda assim, José Ribeiro que nunca olhou com muito entusiasmo para a ideia, afirma que mantêm a mesma opinião, apesar de Arões São Romão reunir os requisitos mínimos exigidos para a elevação. “Apesar de haver requisitos mínimos para a qualificação dos locais, todos nós conhecemos vilas que não deixaram de ser freguesias e aglomerações predominantemente rurais”, disse.
Apesar de Arões São Romão ser a segunda freguesia mais populosa do concelho, ter industria e gerar emprego, “daí a identificarmos com urbanidade, vemos pouco. Agora, quanto aos equipamentos que a assembleia define como essenciais para essa qualificação, se eles existem, se é aspiração também da própria freguesia, nós não temos nada a objectar a essa aspiração”, declarou.

Argumentos defendidos

Em 2004, os parlamentares subscritores do Projecto de Lei 513/IX/3, Luís Marques Mendes e Eugénio Marinho, consideraram que Arões São Romão reunia todas as condições necessárias e cumpria os requisitos legais exigíveis, à sua elevação a Vila, sustentando que “tal facto contribuirá, por certo, para ampliar o seu crescente desenvolvimento e incentivará a instalação dos poucos serviços e equipamentos de que ainda carece”.
No documento, que foi emitido no dia três de Novembro de 2004 e que, na mesma data, baixou à Comissão de Poder Local, Ordenamento do Território e Ambiente, Luís Marques Mendes e Eugénio Marinho enumeraram as potencialidades e os serviços de que dispõe a freguesia apontada como “eminentemente industrial” onde a agricultura assume um papel de destaque, nomeadamente na vitivinicultura, realçando a existência de uma marca de vinho rotulada – “Quinta de Naíde”.
No documento, são ainda destacadas as boas acessibilidades, equipamentos e serviços existentes, justificando a sua elevação à categoria de vila.

ELSA LIMA, Correio de Fafe, 17 de Abril de 2009 – n.º1100

2 comentários:

  1. Contem com a JSD FAFE para apoiar Arões e os seus habitantes e principalmente os jovens! Estamos aqui para o que for preciso.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço à força politica que tornou este sonho possível. Refiro-me naturalmente ao PS, uma vez que a elevação de Arões a Vila só foi possivel com os pareceres favoráveis da Assembleias de Junta, Municipal e da República (as três têm maioria PS).
    Os meus parabéns à Junta de Arões (principalmente ao seu presidente José Freitas) pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos.
    Viva Arões!

    ResponderEliminar