COIMBRA, A. Ferreira, FAFE: A TERRA E A MEMÓRIA, p. 117-121, Câmara Municipal de Fafe, Braga ,1997, ISBN: 972-95027-9-X
SÃO ROMÃO DE ARÕES
Freguesia conhecida antigamente por Arõis, Arones, Aronis, Arõoes e Harões, tem no seu território o único monumento nacional do concelho, a Igreja Românica.
Para o cónego Arlindo Ribeiro da Cunha, o topónimo Arões provem de Ero Fernandes. Ero seria o fundador da villa que ainda hoje conserva o seu nome: (villa) Eronis > (Terra de) Arões.
A família Arões teria herdades nas freguesias de S. Romão e de Santa Cristina, segundo aquele estudioso.
O território de Arões está documentado em 1014 e o orago desta freguesia está já estabelecido em 1220: «De Sancto Romano de Aronis». Setenta anos depois, fala-se na «freguesia de Sam Romaom de Arõoes».
O monarca tinha o apadroado da igreja da igreja, sendo o pároco apresentado pela Casa de Bragança, que tinha aqui grandes rendas.
No séc. XVIII, havia uma capela de Nossa Senhora da Conceição.
Arões é também terra do tradicional pão de ló e doces regionais, além de artesanato característico (cestaria, artefactos de arame e madeira, objectos de mármores, etc.).
Associativamente, existem na freguesia o Arões Sport Clube, Agrupamento de Escuteiros nº 907, Grupo Folclórico da Casa do Povo (fundado em 1979 e que anualmente organiza o Festival Nacional e Internacional de Folclore do concelho), Orfeão e Centro para a Formação da Juventude (fundado em 1972).
Em 1996, foi inaugurado e entrou em funcionamento o Lar de Idosos Cónego Valdemar Gonçalves, ligado à Paróquia.
São seus lugares principais, Arrochela, Assento, Bouça, Bouçó, Carvalho, Devesa, Estalagem, Ferreiros, Fontelo, Lage ou Barreiros, Lameira, Oleiros, Outeirinhos, Outeiro, Penedo, Picadouro, Portela, Prelada, Quintã, Reguengo, Teixeiras, Torre e Venda.
___________________________________________________________
182 VIEIRA, José Augusto, O Minho Pitorresco, p. 579.
___________________________________________________________
182 VIEIRA, José Augusto, O Minho Pitorresco, p. 579.
Sem comentários:
Enviar um comentário