VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES

terça-feira, 30 de junho de 2009

Apontamentos retirados da Assembleia Ordinária de 29 de Junho

  • Futuro Nó de Arões no Pinhal terá rotunda.
  • Um pavilhão para Arões São Romão é intenção à algum tempo.
  • Monumento de enaltecimento da “Vila de Arões”
  • Homem responsável pelas bermas em Arões
  • Dependência Bancária da Caixa Geral de Depósitos cada vez mais realidade
  • Arões lutou para ser Vila há mais de 12 anos

Numa noite onde José Carvalho Freitas, actual Presidente da Junta, dominou no discurso e onde a oposição apresentou por seu lado um discurso moderado, acrescentando pouco àquilo que foi dito ao longo da noite.
Nem o atraso de cerca de meia hora impediu que se assistisse a uma Assembleia Ordinária bem constituída, num período pré-eleitoral que está à porta e a cada vez mais a aquecer. A população não quis ficar de fora e algumas dezenas compareceram nesta Assembleia que visava esclarecer o orçamento e o plano plurianual de investimentos, as obras a realizar e as já realizadas em Arões São Romão bem como informações relativas ao programa de ocupação de tempos livres (OTL) e fogos florestais.
Antes da ordem do dia, que foi o primeiro ponto a ser referenciado pelo Presidente da Assembleia, Vítor Castro, foi lida a acta de 25 de Abril, aquela que tinha sido a anterior Assembleia. Impondo as suas funções o Presidente de Assembleia, interrogou os presentes se alguém tinha algo a colocar que acha-se relevante para a Assembleia. Surgiu então uma questão levantada pela mesa de Assembleia, do próprio secretário, que interrogou o actual executivo mais especificadamente o presidente de junta colocando-lhe perguntas em relação a um relativo mau estado de um tanque situado em Pinhói e ainda uma chamada de atenção para as actuais condições dos passeios de Arões.
Em relação à situação de Pinhói, José Fernandes fez saber que já fez várias tentativas de contactar com os responsáveis, tendo um acordo com os proprietários para a resolução da situação e que se o acordo não fosse cumprido como previsto a Junta tomaria a iniciativa em última circunstância de resolver a situação que o próprio afirmou não ser a melhor. No que concerne aos passeios de Arões, apesar de não estarem nas melhores condições, este já avia falado com as Estradas de Portugal sobre a sua respectiva limpeza. Os presentes ficaram ainda a saber que a partir de agora e até Fevereiro de 2010 a Junta terá ao seu dispor um homem que exercerá a função de “limpeza das bermas”. Um homem que conhece a freguesia que será pago em grande parte pelo fundo de desemprego, segundo José Freitas. Tendo a Junta apenas de pagar uma quantia relativamente baixa por esta nova aquisição que laborara de Segunda a Sexta. Fez salientar que Arões segundo a EP agora pertence ao distrito de Vila Real quando o lógico seria estar inserido no distrito de Braga. Referiu ainda que fez junto da Câmara a solicitação de um tractor especializado no corte das ervas que são incómodas nas bermas e dão mau aspecto para aqueles que todos os dias passam pela “futura” Vila de Arões.
Sem mais nenhuma questão a referir, Vítor Castro encerrou este ponto, passando para o segundo ponto no qual se falaria de obras na freguesia.
Na 1ª Revisão do Orçamento e do Plano Plurianual de Investimentos, na altura da votação para aprovação do mesmo lado do PS foi aprovado e pelo lado do PSD foi rejeitado.
Passando para os dois pontos seguintes, o actual executivo na voz de mais uma vez José Freitas, quis juntar os dois pontos, Informação das obras realizadas e a realizarInformação das obras efectuadas,
Aquisição de um terreno anexo à escola dos Ferreiros foi muito enaltecido pelo Presidente de Junta, que terá como objectivo servir a comunidade e não só a escola, um pavilhão com várias polivalências que seria uma mais valia para a freguesia. Este terreno que se encontro numa reserva agrícola, só será usado para bem da comunidade que de outra forma o terreno terá pouca utilidade uma vez tratar-se de uma reserva.
A convicção com que José Freitas saí do executivo daqui a 3 meses nas suas palavras vai sair de cabeça erguida não se arrependendo daquilo que deu pela freguesia
Saliente-se que só até a promulgação do Presidente da Republica só oficialmente pudera-se afirmar que Arões é mesmo vila! O que normalmente acontece passado um mês da aprovação na Assembleia da Republica.
Fica prometido a colocação de uma placa alusiva à “Vila de Arões”, na Portela e nas Teixeiras, de forma a não ferir susceptibilidades nem da parte de Atães nem da parte de Golães. Esta placa terá como finalidade informar todos aqueles que diariamente passam na EN- 206 que atravessa Arões de que aquele território pertence a uma vila a Vila de Arões, enaltecendo mais o território de Arões e o seu bom nome.
O nome do Presidente da Junta de Fafe, Zé Mário, foi ainda referenciado várias vezes pelo Presidente da Junta que voltou a demonstrar interesse em ocupar o lugar daqui a 4 anos, se tiveres em condições para tal, já que o lugar de Presidente de Câmara é quase impossível, ironizou.
Foi ainda distribuído nesta noite aos presentes interessados a proposta que em 1996 José Freitas apresentou para a elevação de Arões a Vila.
A inauguração de um monumento que perpetue a “Vila de Arões” será feita nos próximos três meses, não se deixando ir embora o actual Presidente sem ter tal honra de que tanto lutou e se orgulha. Sendo este monumento um símbolo da luta para os Aronenses. Nas suas palavras
O chamado “nó de Arões” que irá ser feito na zona do Pinhal, já está no bom caminho tendo o Engº Joel já estado em Lisboa a tratar desse assunto. Esse nó, que permitirá ligar a variante que une Fafe a Guimarães, a Arões terá uma rotunda que nas palavras de José Fernandes dará mais imagem a Arões.
Fez-se referência ainda ao Blogue “Vila de Arões” através do carismático Silvino Moreira que elogiou bastante este meio de informação ao acesso de qualquer um de forma simples…
O PSD fez lembrar já no fim que num pasquim que no passado foi mandado retirar também pretendia informar os Aronenses ...
José Carvalho Freitas foi ainda aplaudido efusivamente pela sala quando no final proferiu um discurso quase de despedida.

(qualquer erro é só contactar pelo e-mail ou comentar)

segunda-feira, 29 de junho de 2009

CONVOCATÓRIA - Assembleia Ordinária

ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DA FREGUESIA DE ARÕES (SÃO ROMÃO) A REALIZAR NO DIA 29 DE JUNHO (SEGUNDA-FEIRA), PELAS 21:00 HORAS, NA JUNTA DE FREGUESIA, COM A SEGUINTE :

ORDEM DE TRABALHOS
  1. ANTES DA ORDEM DO DIA

  2. ORDEM DO DIA
    2.1 1ª Revisão do Orçamento e do Plano Plurianual de Investimentos (PPI) de 2009
    2.2 Informação das obras realizadas e a realizar
    2.3 Informação das obras efectuadas, enquadramento da Elevação da Freguesia de Arões (São Romão) a vila.
    2.4 Informação de candidaturas da Junta a Programa OTL e Fogos Florestais

O Presidente de Assembleia de Freguesia

Vítor Castro

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Estradas de Portugal promete e cumpre!

Obrigado aos Senhores que se resignaram a ler a reclamação.
É a prova que vale a pena falar, não se deixem ficar calados, façam se ouvir!

Agora é só dar uso aos pesseios :)


quarta-feira, 24 de junho de 2009

AVISO - Vacinação e Identificação Electrónica

COMUNICADO

A Junta de Freguesia de Arões (São Romão), tem a honra de divulgar os locais e as datas de vacinação Anti-rábica e de identificação electrónica do ano em curso, no quadro abaixo mencionado:

LUGARES LOCAIS DIA MÊS HORA

Restantes Lugares-Junto à Igreja-25 Junho 09:00
Portela-Capela de Santo Antão-25 Junho 11:30
Estalagem
-Estalagem-25 Junho 12.30
N.B: O registo e licenciamento são obrigatórios, devendo registar e licenciar o seu cão ou gato entre os três e os seis meses de idade, pelo que a licença deve ser renovada todos os anos, na Junta de Freguesia.

O Presidente da Junta
José Carvalho Freitas

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Estradas de Portugal garante que limpeza está em curso

Vale a pena reclamar! Pois bem, no seguimento de uma reclamação, feita no site das Estradas de Portugal, devido às condições dos passeios pegados à EN-206 que passa em Arões São Romão, obtive a seguinte resposta: “Exmo. Senhor: Relativamente à sua reclamação, que agradecemos, temos a informar que já está em curso a limpeza dos referidos passeios. Com os melhores cumprimentos, Programa Estrada Livre / Estradas de Portugal, SA”.
Agora é só esperar para ver a limpeza entrar em curso, oportunamente espero publicar imagens com os resultados da limpeza…

domingo, 21 de junho de 2009

Divulgação do nome de Arões pelo Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Arões

Um pouco por toda a região do Minho multiplicam-se os grupos de tocadores do popular instrumento. Os encontros de concertinas fazem já parte obrigatória do programa das principais romarias e a de Braga não foge à regra.No dia 20 de Junho à tarde, grupos vindos um pouco de todo o distrito participaram no ‘Encontro de Tocadores de Concertinas do Minho’, uma organização da delegação de Braga do Inatel, em colaboração com a Associação de Festas de S. João.Em tarde de intenso calor o público não era muito, mas vontade de tocar foi coisa que não faltou aos grupos participantes. Mesmo antes da entrada em palco, não paravam de tocar, conferindo à Avenida Central o ambiente sonoro próprio das romarias minhotas.

Com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos de idade o Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Arões é sem dúvida um dos grupos mais jovens do encontro que decorreu mas isso não lhes tira nenhum mérito porque o espectáculo foi garantido. Exibindo-se perante a plateia numa das mais prestigiadas Avenidas de Portugal a Avenida Central de Braga esta foi sem dúvida mais uma conquista para este grupo.

Com um pouco mais de um ano de existência, este agrupamento é o resultado de um curso de concertinas organizado por José Baptista na Casa do Povo de Arões. O maestro do grupo revelou que tem muitos espectáculos marcados até ao final do Verão. José Baptista, que é também director do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arões, ensina a concertina a 25 jovens, confirmando também ele que o popular instrumento “está na moda”
adaptação: Correio do Minho

sexta-feira, 19 de junho de 2009

"JESUS ACALMA AS TEMPESTADES", SALÃO PAROQUIAL ARÕES SÃO ROMÃO

Data: 20/06/2009
Início: 10:30
KAIRÓS
(Dia de Louvor)

MANHÃ
-10:30/12:30
Jovens da paróquia e fora da paróquia.

TARDE
-14:30/15:00
Terço da divina Misericórdia

-16:00
Palestra

-17:00
Adoração ao santíssimo sacramento

-18:00
Santa Missa

Presenças:
.
Pe. Fernando Santa Maria
(Comunidade Canção Nova)

.Pe. Manuel Ferreira
(Pároco de Arões São Romão)

.Comunidade Canção Nova

CONVITE:
"Venho convidar-vos para participar é já no sábado dia 20 de junho num encontro com a canção nova aqui no salão paroquial em arões s. Romão, tem inicio logo pela manhã e na parte da tarde começa as 14: 30 (adoração ao SSacramento, terço palestra e muita animação.... vai ser um dia diferente pois todo ele e dedicado ao encontro com os irmãos e principalmente com Deus... não é preciso pensar muito , é só trazer a alegria, amor ,vamos ter bar para se petiscar e muitas mais surpresas... estamos em festa pois também´´e o primeiro aniversário do nosso saudoso irmão Domingos Castro ,( o pai) lá no Céu... junta-te a nós...contamos contigo e com aqueles que também queres trazer... em anexo vai o cartaz com o programa. Que Deus nosso pai vos abençoe pelo acolhimento deste convite e pela vossa participação... até sábado se Deus quiser... com carinho Claúdia Castro Deus espera por ti..."

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Passeios são poucos e os que há não são passeios!

Reflexão:
Numa bela manhã primaveril de Domingo andava eu, como várias pessoas fazem, no meu transporte de duas rodas na EN que atravessa Arões São Romão quando me deparo com o seguinte obstáculo no passeio...

Agora pergunto eu, mas afinal para quem é o passeio?
Será para as plantinhas apanharem com a brisa fresca agora no Verão, dos carrinhos que por lá passam… Os seres autotróficos fotossintéticos são fundamentais para a vida do homem, mas naquele local desculpem mas eu dispenso.
Que ninguém se esbarre nestes plantas, meus amigos, pois se caírem ou caiem num mato de plantas que não devem ser nada agradáveis ou caiem numa estrada com um movimento automóvel algo considerado…
Luís Peixoto

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia histórico para Arões São Romão

em primeira mão aqui. 12 de Junho, 2009 às 14:00
Novo estatuto de Arões (São Romão) elevação a VILA !


A localidade de Arões (São Romão) no concelho de Fafe, distrito de Braga foi hoje elevada à categoria de Vila no Parlamento.
Apesar de já em 2005, os deputados Eugénio Marinho e Luís Marques Mendes terem passado para o papel o projecto de lei para elevação de Arões São Romão à categoria de vila só hoje ao décimo segundo dia do mês de Junho do ano de 2009 o projecto foi finalmente aprovado em plenário na Assembleia da Republica juntamente com outras 21 novas vilas portuguesas.
Embora existam vozes que se oponham à elevação de Arões São Romão a vila devido à ausência de uma população urbanizada e de outros factores, a vila é agora uma realidade. É sabido que já desde á vários anos que vários foram aqueles que lutaram para que o dia de hoje finalmente chegasse. De acordo com a legislação, salvo "importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitectónica", para ser elevada a vila uma localidade tem de ter mais de 3 mil eleitores em aglomerado populacional contínuo e pelo menos metade dos seguintes estabelecimentos: posto médico, farmácia, casa do povo, dos pescadores, de espectáculos, centro cultural ou outras colectividades, agência bancária, transportes públicos colectivos, estação de correios, estabelecimentos comerciais ou de hotelaria e uma escola pública, requisitos que já há muito a freguesia de Arões São Romão cumpre.
Hoje é portanto um dia de festa para Arões São Romão, que já há longos anos se sobressaia entre as freguesias do concelho em termos de desenvolvimento e população (3258 habitantes), tornando-se assim na primeira vila do concelho de Fafe.