VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES

domingo, 21 de junho de 2009

Divulgação do nome de Arões pelo Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Arões

Um pouco por toda a região do Minho multiplicam-se os grupos de tocadores do popular instrumento. Os encontros de concertinas fazem já parte obrigatória do programa das principais romarias e a de Braga não foge à regra.No dia 20 de Junho à tarde, grupos vindos um pouco de todo o distrito participaram no ‘Encontro de Tocadores de Concertinas do Minho’, uma organização da delegação de Braga do Inatel, em colaboração com a Associação de Festas de S. João.Em tarde de intenso calor o público não era muito, mas vontade de tocar foi coisa que não faltou aos grupos participantes. Mesmo antes da entrada em palco, não paravam de tocar, conferindo à Avenida Central o ambiente sonoro próprio das romarias minhotas.

Com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos de idade o Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Arões é sem dúvida um dos grupos mais jovens do encontro que decorreu mas isso não lhes tira nenhum mérito porque o espectáculo foi garantido. Exibindo-se perante a plateia numa das mais prestigiadas Avenidas de Portugal a Avenida Central de Braga esta foi sem dúvida mais uma conquista para este grupo.

Com um pouco mais de um ano de existência, este agrupamento é o resultado de um curso de concertinas organizado por José Baptista na Casa do Povo de Arões. O maestro do grupo revelou que tem muitos espectáculos marcados até ao final do Verão. José Baptista, que é também director do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arões, ensina a concertina a 25 jovens, confirmando também ele que o popular instrumento “está na moda”
adaptação: Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário