VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES

domingo, 27 de setembro de 2009

Maioria do PS nas legislativas em Arões São Romão

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS - RESULTADOS - Arões (São Romão)

Votantes:62,92%
Votantes: 1.909
Inscritos: 3.034

PS 46,99% 897 votos
PPD/PSD 35,36% 675 votos
CDS-PP 5,66% 108 votos
B.E. 4,71% 90 votos
PCP-PEV 2,88% 55 votos

PCTP/MRPP 0,89% 17 votos
MPT-P.H. 0,52% 10 votos
PPM 0,42% 8 votos
PND 0,21% 4 votos
MMS 0,21% 4 votos
PPV 0,16% 3 votos
P.N.R. 0,1% 2 votos
MEP 0,1% 2 votos
POUS 0,05% 1 votos
EM BRANCO 1.2% 23 votos
NULOS 0.52% 10 votos

FONTE: Arões Digital

Arões deu "pica"

Arões SC 2-0 ACD Pica
26 de Setembro, 2009

Veja no Montelongo Desportivo e também no Arões Digital a notícia



sábado, 26 de setembro de 2009

Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Arões

-O Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Arões apresenta seu website

É um local na Internet onde os visitantes poderão encontrar além de algumas fotos com os elementos do grupo actuais, duas músicas que podem ser integralmente ouvidas no reprodutor de música do website alujado no famoso site MySpace utilizado por milhares de bandas de todo o mundo para a divulgação da sua música.

http://www.myspace.com/concertinasaroes/


Acerca do Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Arões

Este grupo de concertinas da casa do povo de aroes começou a sua actividade no dia 6 de Maio de 2007, no âmbito da comemoração das festas em honra de Nossa Senhora de Fátima, no lugar de Oleiros, Arões (S. Romão). Desde então a sua actividade musical tradicional e popular tem aumentado, actuando este grupo em vários pontos do país, incluindo uma ida à emissora televisiva “TVI”, no dia 11 de Agosto de 2008. Os elementos deste grupo, com idades muito variadas, começaram a sua actividade musical por amor ao instrumento tradicional. Este grupo toca e canta as músicas tradicionais e populares da sua terra, indo desde as chulas, passando pelos viras, cana verde …


Membros da Banda
José Batista

Carla Correia

Fábio Costa

Susana Fraga

Marco Ribeiro

Rodolfo Frazão

Cíntia Alves

Leandro Freitas

Bruno Correia

Cláudia Pereira


Influências
Música tradicional e popular.
Editora
Vimusica

VISITEM:

http://www.myspace.com/concertinasaroes/

informação enviada para: aroes.sao.romao@gmail.com

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PSD de Arões alvo de fortes ataques

.Mais uma vez PSD sofre ataques a cartazes políticos

1.
2.

O partido social-democrata (PSD) de Arões foi nos últimos dias alvo de violentos ataques nos seus cartazes fixados ao longo da EN-206 nomeadamente no entroncamento da torre, imagem 1. Mais recentemente com contornos mais graves no placard colocado na curva da EN-206 em frente à igreja românica, imagem 2.

NOTA: CASO PRETENDA COMENTAR ESTA PUBLICAÇÃO NÃO SE "ESCONDA" E IDENTIFIQUE-SE NA TENTATIVA DE UM MELHOR FUNCIONAMENTO DO BLOGUE POR FAVOR, OBRIGADO !

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Primeira Mostra de Artesanato, um desafio cumprido!



















No passado fim-de-semana decorreu a “1º Mostra de Artesanato” da Vila de Arões São Romão na escola primária dos Ferreiros. Contou com a participação de colectividades e nomes individuais que aceitaram participar nesta iniciativa realizada num espaço que se tornou acolhedor e adequado às dezenas de visitantes deste primeiro certame que certamente foi um desafio àqueles que nele trabalharam.
Nos vários espaços criados para a exposição os visitantes puderam adquirir alguns dos produtos expostos. A noite de sábado foi abrilhantada com a actuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões que se exibiu perante os presentes com as suas danças e cantares tradicionais de Arões. No domingo houve tempo para a actuação do Grupo de Concertinas de Arões. Alguns dos presentes sugeriram a realização deste evento noutro local como o Parque de Estacionamento Paroquial pois desse modo o evento teria ainda maior visibilidade. A organização e todos os que participaram nesta iniciativa estão de parabéns pois todo este trabalho voluntário só foi possível com muita dedicação e afecto por Arões.

Àqueles expositores que não marcaram presença neste evento
pede-se que colaborem neste tipo de iniciativas que só dignificam Arões São Romão.
No sentido de melhorar e evoluir é com expectativa que se aguarda até ao próximo ano a realização de uma nova mostra aronense ou de mais iniciativas para a Vila de Arões São Romão.


O Grupo de Concertinas de Arões – Aproveitou o certame para divulgar o seu CD que pôde ser adquirido nesta feira. Apesar de ainda jovem esta colectividade que tem vindo a demonstrar muita qualidade sendo mais uma instituição que cada vez mais leva o nome de Arões além.

Lavores D’Alice – Lugar onde se pôde adquirir produtos têxteis alguns elaborados à mão com as técnicas especificas de elaboração.


Fumeiro de Arões – Neste local o visitante poderia adquirir os típicos fumeiros do Minho existindo mesmo um prato para provas. Até o tremoço e a azeitona não faltaram no local.

Vinhos Lima - Zona onde o visitante pode degustar o vinho da região.

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões – Esta colectividade aproveitou o acontecimento para mostrar aos visitantes os seus trajes servindo-se de elementos do grupo vestidos a rigor nesta mostra. Neste local o visitante pode comprar produtos da terra como nozes, maças, feijão, peras, etc. …

Teatro de Arões – Utilizou a Feira de Artesanato para conseguir angariar mais elementos para a nova temporada, aceitando inscrições. Expôs algumas fotos da sua última peça “ A Casa de Bernarda Alba”, tentando nesta mostra vender o filme da respectiva peça de teatro representada.

Doceiro de Arões/Pão & Mel – Espaço onde se poderiam adquirir Doces confeccionados em Arões. Broa e mel foram produtos que nesta área também foram vendidos.


Junta de Freguesia de Arões – Instituição que colaborou na organização das infra-estruturas necessárias para a realização do evento. No seu espaço era possível apreciar algumas publicidades de material que a Junta aronense dispõem.

Arões Sport Clube – Aproveitou a ocasião para divulgar a sua campanha que pretende atingir os 500 sócios, podendo-se mesmo neste local os interessados inscreverem-se como sócios do clube . Neste espaço poder-se-ia adquirir merchandising do clube nomeadamente, camisolas, calções, meias e chapéus…

Autores Vários – Espaço onde era possível comprar obras de vários autores com raízes a Arões ou pelo conteúdo da obra que fazia referencia a Arões

Pintora Fina Rosa – A artista aronense aderiu a esta iniciativa expondo nesta mostra algumas das suas obras de arte do seu
espólio.

Ratoeiras Fafe / Mª de Lurdes Nogueira Freitas – Com certeza um dos maiores espaços desta mostra e assim se entende pois o visitante pôde encontrar um pouco de tudo neste espaço, desde instrumentos musicais como tambores, rapas, piões, ratoeiras, chapéus de palha e com vários feitios, vários brinquedos de outras épocas e outros produtos realizados à base de palha…

sábado, 12 de setembro de 2009

Nulo abre época em Arões

As oportunidades criadas pelos aronenses não se traduziram em golos que poderiam muito bem ter aparecido durante a partida.
Os cerca de 300 adeptos que assistiram ao jogo em Arões procuraram a sombra para assistirem a esta partida devido à temperatura elevada registada à hora do jogo.

Logo no pontapé inicial dado pelo Arões a equipa da casa tentou a velocidade de Broquinha para criar perigo.
Corridos 10 minutos de jogo na sequencia de uma falta que resultou em amarelo para a equipa do Prado e através da conversão do livre por Romeu no bico da área, César saltou mais alto que a defesa forasteira mas o seu toque na bola apenas resultou num pontapé de baliza depois da bola ter saído pela linha de fundo. Aos 15 minutos de jogo o Arões registou uma baixa. Romeu sentiu fortes dores nos gémeos e apesar da vontade de este em continuar em campo ser manifesta tal não foi possível entrando assim para o seu lugar Bruno. No primeiro canto da partida aos 24 minutos de jogo, convertido por António, não resultou numa jogada de perigo depois de este ter sido convertido directamente para a baliza escapando-se pela linha a bola.
O jogador Piruta encantou os adeptos quando pegou na bola no lado esquerdo de Arões driblando-a com fintas pelo corredor esquerdo conseguindo fazer ainda uma “coxinha” numa jogado que culminou com um remate forte que não passou muito longe do poste esquerdo do Prado.
Na primeira parte registe-se também um remate forte baixo pela equipa do Prado que a cerca de 35 metros da baliza de Arões.
Na segunda parte o Prado entrou melhor conseguindo a posse de bola e obtendo uma série de cantos nos primeiros instantes. E aos cinco minutos do segundo tempo um remate de fora de área imprevisível colocado com força bate com estrondo na barra dos de Arões com o guarda redes aronense a ficar fixo ao chão seguindo a bola com os olhos.
A superioridade inicial registada pelo Prado foi diminuindo e o Arões através de um canto cobrado por Piruta poderia muito bem ter chegado ao golo por intermédio de Tiago que de cabeça coloca a bola nas redes laterais. Não só através de cantos mas também através de livres o Arões tentou chegar ao golo. No final do jogo um lance polémico “gelou” Arões, onde o guarda redes aronense fica mal na fotografia, atrapalhando-se permitindo a bola fugir-lhe das mãos depois da cobrança de um livre, o Prado ainda reclamou golo mas a equipa de árbitros deu por terminado o jogo.

Equipas apresentadas:

Arões SC: Ricardo; Peixoto; Nuno; Zézinho; César; Vitinha; Piruta; Romeu (Bruno 13’); António; Tiago (Vasco 85’); Broquinha (Ângelo 80’)
Treinador: Luís Gomes


Prado: João Pedro; Bruno Dias; Banana; Hernani; Joy; Martinho; Lelo; Sérgio; Lagoa (Pedro Reis 70’) ; Diego; Barroso
Treinador: João Santos

Actuações na Mostra de Artesanato de Arões

Actuações nos dias
12 e 13 de Setembro 2009

Dia 12 de Setembro na Mostra de Artesanato de Arões actuação do Rancho Folclorico da Casa do Povo de Arões
enquanto que no dia 13 actua o Grupo de Concertinas de Arões

Na Mostra de Artesanato de Arões (São Romão)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PSD de Arões "indignado" com PS

in CORREIO DE FAFE 11 de Setembro de 2009 - nº 1117



deixe o seu comentário

Mostra Aronense, 12 e 13 de Setembro

Fonte: Blogue Teatro de Arões * e Blogue Biblioteca de Arões *


.A não perder! Marque na Agenda 12 e 13 de Setembro…

Será com grande orgulho que os aronenses poderão assistir à “1.ª Mostra de Artesanato” onde estarão presentes os que levam o nome de Arões mais além…




Local: Escola Primária (EB 1 Jardim de Infância de Ferreiros), Arões São Romão, FAFE
Dias 12 e 13 de Setembro, 2009
Horário:
Sábado: 10h00 - 22-00
Domingo: 10h00 - 20h00


Esta exposição contará com os seguintes nomes:
.Lavores D´Alice
.Ratoeiras Fafe
.Doceiro de Arões
.Pão&Mel
.Fumeiro de Arões
.Florista de Arões
.Vinhos Lima
.Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões
.Grupo de Concertinas de Arões
.Arões Sport Clube
.Teatro de Arões
.Fina Rosa, Pintora
.Escritores vários
.Junta de Freguesia de Arões

Espera-se que os aronenses adiram a esta iniciativa contribuindo para o seu sucesso visitando o respectivo certame, incentivando detsse modo a organização de futuras iniciativas.
*Mais informações nos respectivos blogues

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DESPORTO - Curiosidades: AF Braga Divisão de Honra época 2009/2010

AF Braga Divisão de Honra 2009/2010


.Região fafense é uma das regiões melhor representada esta época na Divisão de Honra.

Fafe (3 equipas) – Arões, GD Silvares e Pica
Guimarães (3 equipas) - Caç. Taipas, Ronfe e U. Torcatense
Esposende (2 equipas) – Esposende e Apúlia
Vila Verde (2 equipas) – Vilaverdense, Prado
Vizela (1 equipa) – Santa Eulália
Famalicão (1 equipa) - Louro
Barcelos (1 equipa) - Martim
Braga (1 equipa) – Águias da Graça
Cabeceiras de Basto (1 equipa) – Cabeceirense
Povoa de Lanhoso (1 equipa) – Porto D’Ave

Piso dos Campos:
Terra Batida – 8 campos (Arões, Pica, Silvares, Porto D’Ave, Santa Eulália,Apúlia, Martim e Louro)
Relvado Sintético – 1 campo (Prado)
Relvado – 7 campos (Cabeceirense, Torcatense, Ronfe, Taipas, Esposende, Vilaverdense e Águias de Graça)
Clubes participantes e respectivos locais de jogo:
Comunicado_Oficial_n.º_21_Camp.º_Dist.º_Div.ª_Honra_Programa_de_Jogos[13]





DESPORTO - Divisão de Honra AF de Braga

CAMPEONATO DA DIVISÃO DE HONRA DA ASSOCIÇÃO DE FUTEBOL DE BRAGA
ÉPOCA 2009/2010

. Início 12/13 de Setembro de 2009
. Termo 22/23 de Maio de 2010

. Investimento na iluminação do Campo do Centro Form.ª Juv.º de Arões poderá fazer com que equipa aronense realize jogos nocturnos.

. Assista aos jogos do Arões SC época 2009/2010 por uma quota anual de apenas 30€.


Comunicado_Oficial_n.º_21_Camp.º_Dist.º_Div.ª_Honra_Programa_de_Jogos[1]

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Avisos e Missas - Paróquia de Arões (São Romão)


MISSAS

Esta semana haverá missa Segunda-Feira às 7:30 e Sexta-Feira às 19h.
No próximo Sábado 12 de Setembro ás 18h e no Domingo dia 13 haverá missa pelas 7:30 e 11:15h.

AVISOS

. Próximo Sábado, dia 12, Dia Diocessano Catequista no Sameiro


. Hoje Segunda-Feira, dia 7 / 9, às 21:30h, reunião dos pais das crianças da Pré-Escola, na sede da Junta, para assuntos de interesse…


. Na 3º feira, dia 8/9, reunião, na sede da Junta para os pais dos alunos da Escola EB 2/3, para tratar do transporte escolar. Será também às 21:30h


. Da Cofafe pedem para avisar os agricultores que haverá uma sessão de esclarecimento relativamente a novos apoios e obrigatoriedades legais na Sexta-Feira dia 11, às 9:30h
. Estão abertas as inscrições até 15/9, para os jovens interessados em participar no Programa “Ser Solidário”. Interessa aos jovens que não ingressaram no Ensino Superior…


. A 12 e 13 de Setembro vai realizar-se a Iº Mostra de Artesanato da Vila de São Romão de Arões, na Escola Primária de Ferreiros. A entrada é gratuita e estará aberta todo o dia.

domingo, 6 de setembro de 2009

Torcatense é o vencedor do II Torneio Domingos Castro

Classificação do II Torneio Domingos Castro
5 e 6 de Setembro 2009
1º. GDU Torcatense
2º. GD Travassós
3º. Arões SC
4º. OFC Antime

Resultados de Sábado (5 de Setembro, 2009)
OFC de Antime 0-1 GDU Torcatense
GD Travassós 1-0 Arões SC

Resultados de Domingo (6 de Setembro, 2009)
OFC de Antime 0-3 Arões SC (2x Vitinha; Zézinho)
GDU Torcatense 4-0 GD Travassós

Depois de um Sábado ingrato para os adeptos do futebol com escasses de golos o Domingo reservou para aqueles que assistiram aos jogos disputados à tarde nada mais nada menos do que sete golos! O Arões Sport Clube que deste modo celebrou da melhor forma o aniversário dos seus dezoito anos com uns expressivos três a zero. Golos obtidos todos eles na primeira parte do encontro onde Vitinha bisou e Zézinho aproveitou um ressalto com um remate potente que só parou no fundo da baliza adversária. Com este resultado o Arões termina a sua prestação no Torneio Domingos Castro no terceiro posto, depois de ter perdido diante a equipa de Travassós no Sábado. No próximo Sábado o Arões SC dará todo o seu máximo perante os seus adeptos em casa no arranque de mais uma época da Divisão de Honra da AF Braga perante uma das equipas mais fortes desta divisão o Grupo Desportivo de Prado equipa claramente favorita neste jogo.





quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Programa "Ser Solidário" até 15 de Setembro

Existe um cartaz afixado na Junta de Arões São Romão que informa o seguinte:

Programa Ser Solidário



2009/2010





Inscrições Abertas
De 1 a 15 de Setembro de 2009

-Jovens devem dirigir-se ao Serviço Social do Município de Fafe
-Instituições deverão mandar um oficio dirigido ao Sr. Presidente Município de Fafe
  • Ocupação social e responsável dos tempos livres
  • Primeiro contacto com o mundo profissional
  • Promoção de autonomia económica

Condições de Acesso:

-Possuir o Ensino Secundário Incompleto com no máximo 3 disciplinas em atraso e matriculado para a sua conclusão.

-Ter concorrido ao ensino superior e não ter entrado

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Onde estão os cartazes de PS e PSD ?

Como já foi publicado no Arões Digital o cartaz do PSD foi retirado por obra do espírito santo. Obra que parece não só pretender destabilizar a campanha dos democratas aronenses mas também do PS que viu o seu cartaz colocado na curva do parque da Igreja também desaparecer.
-Será que teremos mais baixas nos cartazes das forças políticas concorrentes à Junta?
Começa assim mais uma história de mistérios por desvendar por terras de Arões em pleno período eleitoral.








Política em Setembro promete aquecer a Vila de Arões

Propaganda política já chegou a casa dos aronenses que terão de tomar a decisão dia 11 de Outubro entre PS e PSD


_________________________________________________________________________________________________