VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES VILA DE ARÕES

quinta-feira, 30 de abril de 2009

No 25 de Abril inauguração já é tradição


Foi no passado dia 26 de Abril e no âmbito das comemorações do 25 de Abril que em Arões São Romão, foi inaugurada a Biblioteca Escolar no escola dos Ferreiros.
Numa cerimonia discreta, com um atraso de meia hora em relação à hora prevista, onde apenas esteve presente um encarregado de educação por cada turma, alguns convidados e populares curiosos, deu-se a assim a inauguração deste espaço que pretende oferecer melhores condições aos alunos daquele espaço.
A honra de retirar a bandeira foi dada ao Presidente da Assembleia de Arões (Vitor Castro) e ao Presidente da Câmara, que deste modo inauguraram oficialmente aquele espaço expondo perante todos a placa alusiva à inauguração.
Numa cerimonia onde intervieram com discursos João Ricardo Lopes e José Ribeiro, salientando a importância de um espaço como aquele na escola primária de Arões e os benefícios que este pode trazer aos alunos.
De referir que este espaço está equipado com três computadores, uma televisão, sofás e dezenas de livros que os alunos daquele espaço poderão usufruir a partir de agora e tirar o melhor proveito.
Na parte final da inauguração foram citadas por dois alunos frases alusivas ao 25 de Abril e acompanhadas por flautas tocadas também por alunos de Música da escola, houve ainda tempo para brindar os convidados com a representação da peça ”A Carochinha e o João Ratão” encenada pelos alunos com o apoio das professoras.

domingo, 26 de abril de 2009

Assembleias aprovam a elevação de Arões (São Romão)



Neste dia simbólico para Portugal, no auditório da Sede da Freguesia de Arões pelas 21 horas, realizou-se uma assembleia onde um dos pontos da ordem do dia foi a votação para a proposta de elevação da freguesia de Arões (São Romão) à categoria de Vila.
Nesta assembleia a oposição teve a oportunidade de confrontar o executivo, colocando questões as quais queriam obter uma resposta. Entre os vários temas debatidos os democratas colocaram questões nas quais focaram a realização do nó de Arões que permitisse uma ligação à circular de (Fafe - Guimarães) ponto muito reivindicado uma vez tratar-se de uma obra de extrema importância para o desenvolvimento de Arões (São Romão), fez se referência ao estado do pavimento e das estradas no lugar da Laje e na ponte da Portela sobre a circular referindo ainda a má localização do Ecoponto do Lar uma vez que este tem provocado incómodos àquela instituição.
Do outro lado o Presidente da Junta impôs-se e respondeu de forma a que esclarece as questões em causa.
O debate subiu de tom quando questionaram o Tesoureiro da Junta (Joel) relativamente às contas do ano passado, uma vez que este não se mostrou disponível para responder, dizendo que a entoação como a questão lhe foi colocada não foi a melhor uma vez que se sentiu ofendido.
O papel do presidente da Assembleia de Freguesia também foi visado, não só devido à data da marcação desta Assembleia (25 de Abril) que não foi muito oportuna, segundo o PSD e uma vez que segundo os mesmos não soube moderar o debate de forma equilibrada. Sentindo-se ofendido o Presidente da Assembleia esteve quase para encerrar a sessão uma vez que não estavam a respeitar a seriedade e imparcialidade tanto do Secretário como do Presidente da mesa de Assembleia.
Depois da Assembleia Municipal ter aprovado a elevação de Arões a Vila, com apenas duas abstenções, por parte do presidente da Junta de Fafe e um deputado do Bloco de Esquerda em Arões todos votarão a favor da elevação de Arões a Vila.
Esta acta foi de extrema importância uma vez que será enviada para São Bento ficando agora por isso nas mãos da Assembleia da Republica a elevação de Arões à categoria de Vila.

sábado, 18 de abril de 2009

Notícia Correio de Fafe

ELSA LIMA, Correio de Fafe, 17 de Abril de 2009 – n.º1100

Cinco anos depois de ter sido apresentado no Parlamento

Projecto de elevação de Arões São Romão a vila volta a ser apreciado.

Assembleia Municipal de Fafe vai discutir projecto de lei apresentado por Luis Marques Mendes e Eugénio Marinho e dar o parecer em falta. Câmara já renovou parecer favorável.

Volvidos cinco anos de ter sido apresentado no Parlamento em Outubro de 2004, pelos deputados fafenses, Luís Marque Mendes e Eugénio o Marinho, o Projecto de Lei que tem em vista a elevação da Freguesia de Arões São Romão à categoria de vila vai, finalmente, ser apreciado na Assembleia de Fafe agendada para o próximo dia 23 de Abril, que dará o parecer sobre o mesmo. Lembre-se que foi precisamente a falto parecer da Assembleia Municipal de Fafe que impediu que o assunto subisse a plenário no Parlamento, em Dezembro desse ano, deixando esta pretensão em águas de bacalhau. Nessa altura a dissolução do Parlamento fez com que a votação deste e de outros projectos fosse antecipada, e por sinal, para uma data anterior ao dia em que o assunto seria levado a Assembleia Municipal para votação, surgindo assim o problema. Já existiam os pareceres da Assembleia de Freguesia, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, faltou o parecer da Assembleia Municipal, o que inviabilizou que o projecto subisse a plenário. Um assunto que deu polémica, na altura, uma vez que se colocou a hipótese de ser feito um parecer pela mesa da Assembleia Municipal, que seria ratificado na Assembleia Municipal de Fafe, mas quando contactado para o efeito, o presidente da Assembleia Municipal, Laurentino Dias, recusou-se a fazê-lo, entendendo que não era o procedimento correcto. Uma recusa que não caiu bem para o lado do PSD que imputou responsabilidades a Laurentino Dias pelo facto de Arões S. Romão não ter sido elevada à categoria de Vila. Em declarações ao Correio de Fafe, nessa altura, Laurentino Dias disse que se limitou a respeitar a lei “que manda submeter à votação da Assembleia Municipal. E tanto eu, como o doutor Eugénio Marinho, enquanto juristas, temos de ser os primeiros a respeitar a lei”, declarou na altura.
Em 23 de Dezembro de 2005, já após Eugénio Marinho ter deixado o parlamento, o PSD voltou a apresentar o mesmo Projecto de Lei, que aparece agora no último ponto da ordem de trabalhos da próxima Assembleia Municipal de Fafe, para ser discutida.

Câmara renova parecer favorável

O projecto de lei foi já levado ontem dia 16 de Abril, à reunião do Executivo Municipal que renovou o parecer favorável dado em 2004. “Já tínhamos dado anteriormente esse parecer e não há razões para modificar”, disse o presidente da Câmara.
Ainda assim, José Ribeiro que nunca olhou com muito entusiasmo para a ideia, afirma que mantêm a mesma opinião, apesar de Arões São Romão reunir os requisitos mínimos exigidos para a elevação. “Apesar de haver requisitos mínimos para a qualificação dos locais, todos nós conhecemos vilas que não deixaram de ser freguesias e aglomerações predominantemente rurais”, disse.
Apesar de Arões São Romão ser a segunda freguesia mais populosa do concelho, ter industria e gerar emprego, “daí a identificarmos com urbanidade, vemos pouco. Agora, quanto aos equipamentos que a assembleia define como essenciais para essa qualificação, se eles existem, se é aspiração também da própria freguesia, nós não temos nada a objectar a essa aspiração”, declarou.

Argumentos defendidos

Em 2004, os parlamentares subscritores do Projecto de Lei 513/IX/3, Luís Marques Mendes e Eugénio Marinho, consideraram que Arões São Romão reunia todas as condições necessárias e cumpria os requisitos legais exigíveis, à sua elevação a Vila, sustentando que “tal facto contribuirá, por certo, para ampliar o seu crescente desenvolvimento e incentivará a instalação dos poucos serviços e equipamentos de que ainda carece”.
No documento, que foi emitido no dia três de Novembro de 2004 e que, na mesma data, baixou à Comissão de Poder Local, Ordenamento do Território e Ambiente, Luís Marques Mendes e Eugénio Marinho enumeraram as potencialidades e os serviços de que dispõe a freguesia apontada como “eminentemente industrial” onde a agricultura assume um papel de destaque, nomeadamente na vitivinicultura, realçando a existência de uma marca de vinho rotulada – “Quinta de Naíde”.
No documento, são ainda destacadas as boas acessibilidades, equipamentos e serviços existentes, justificando a sua elevação à categoria de vila.

ELSA LIMA, Correio de Fafe, 17 de Abril de 2009 – n.º1100